PROCESSOS SIM, MAS BOAS IDEIAS TAMBÉM!

Olá leitores! Vivencio duas situações corriqueiras durante minhas consultorias empresariais: De um lado empresas presas a um processo ortodoxo e estagnado, de outro, empresas que abominam os processos e se tornam uma anarquia, literalmente. As duas situações são pratos cheios para prejuízos administrativos e, consequentemente, financeiros.

Gerir os processos não é nada mais que gerenciar as atividades de rotina. Afinal, as empresas são uma coleção de processos. Existe processo para receber as entradas e para efetivar as saídas, como matéria-prima, mercadoria, pagamentos, contratação de funcionários, prestação de serviços. Portanto, torna-se imprescindível manter os processos para auxiliar as organizações nas mais diversas etapas de desenvolvimento, permitindo um acompanhamento contínuo na execução dos processos de maneira eficiente e alinhado às estratégias organizacionais. Entretanto, ficar preso aos processos e não abrir às portas para a implantação de novas ideias provocam uma estagnação empresarial.

Agora você quer saber como é possível gerar uma boa gestão de processos? Através de um processo! Isso mesmo! Vamos lá às etapas fundamentais, claro, sempre com uma pitada de criatividade:

1. Mapeamento: Levantamento processual atual. Importante considerar a opinião dos executores e participantes dos processos através de entrevistas.

2. Modelagem: Desenho do fluxo dos processos através de ferramentas adequadas.

3. Oportunidade de melhoria: Hora de analisar as falhas nos processos e sugerir (e receber as novas ideias) para implantar alterações. Importante envolver todos os participantes!

4. Implantação e padronização: Lembra daquela velha história quando um funcionário sai da empresa e descobrimos que só ele sabia fazer um processo? Descrever o processo e implantar um padrão é uma etapa indispensável.

5. Monitoramento: Monitorar para tomar medidas corretivas ou alterações. O famoso controle de qualidade! Envolva-se com o processo constantemente para não perder mercado.

Enfim, a gestão de processos é ampla, envolve diversos temas (e processos!). No mercado de hoje é essencial analisar, implantar e viabilizar melhorias contínuas nas organizações, afim de aprimorar o desempenho, a produtividade e a qualificação da equipe e nos resultados almejados.

Conte com um profissional da FCB Consultoria para realizar a gestão de processos de sua empresa. Um especialista possui perfil técnico e capacidade de desenvolver as metodologias adequadas para colher bons frutos da implantação dos processos com criatividade.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ou entre em contato para mais informações.

Nós podemos ajudar no crescimento do seu negócio em diversas áreas de conhecimento. Quer saber mais sobre os serviços da FCB Consultoria? Conheça nossos serviços de Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *