MEU OBSCURO FLUXO DE CAIXA

Você sabe identificar onde está o dinheiro que entra e sai da sua empresa? Ou perdeu o controle (e os cabelos) recorrendo ao crédito para quitar as dívidas? Seja qual for a sua resposta, no post de hoje você vai aprender sobre dois métodos que devem ser aplicados no dia a dia e qual a melhor opção para você realizar a gestão financeira da sua empresa.

A primeira etapa é entender a diferença entre regime de caixa e regime de competência. Vamos lá!

O regime de caixa, mais simples de ser implementado nas empresas, só reconhece as receitas e gastos na data de seu recebimento ou pagamento. Ou seja, as parcelas pagas de um gasto serão computadas apenas no momento que for efetivamente paga, assim como parcelas recebidas de uma receita, que serão consideradas quando realmente forem recebidas.

Já o regime de competência considera os gastos quando são gerados e não quando são pagos. Uma venda a prazo e parcelada, mesmo sem o devido recebimento, deve ser registrada com o valor total na data que foi efetuada. Através do regime de competência é possível gerar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), e apurar o lucro ou prejuízo de um período.

Para entender melhor vamos considerar uma academia que possui o seguinte fluxo de caixa:

. Pagamentos no dinheiro, débito, crédito e cheque

. Planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais

. 10 modalidades de esportes ofertadas

Como é possível receber um plano anual, mas pensar na sua despesa mensal? Bem confuso!

Entenda: Um aluno contratou o plano trimestral de 1 modalidade, pagando no cartão de crédito de 3 vezes o valor total de R$600

Portanto, a integração dos dois métodos é de grande importância na gestão da empresa, pois não podemos contar com quantias que ainda não foram recebidas, mas adquirimos condições de avaliar os períodos de maior venda, se será possível pagar as despesas e até mesmo se é o momento correto para realizar um investimento.

Entender essas questões financeiras e contábeis é o início de um processo de gestão eficiente. E para complementar que tal conversar com seu consultor quais são as técnicas, ferramentas e padrões ideais para auxiliá-lo a tomar as decisões gerenciais corretas para sua empresa?

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ou entre em contato para mais informações.

Na FCB Consultoria as particularidades de cada segmento são tratadas de maneira diferenciada. Não deixe de conferir nosso portfólio de serviços: Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *