QUEM QUER TER LUCRO, DEVE SABER PRECIFICAR!

E para isso, não se engane, entenda a diferença entre mark-up e margem de lucro.

Quando você tem um negócio o seu objetivo é sempre o lucro, não é mesmo? Mas para precificar é necessário investir tempo e conhecimento em estratégias para não se enganar e ter prejuízo no final do mês. O preço deve cobrir os custos de produção, distribuição e encargos. O problema é como calcular tudo isso e ainda obter o tão desejado lucro? Inicialmente, sugiro que entenda os conceitos e as diferenças de dois indicadores básicos, e que geralmente são confundidos, para fazer a precificação: Mark-up e margem bruta.

Podemos entender o mark-up como um multiplicador aplicado ao preço de custo do produto para definir o seu preço de venda. Um método simples, porém é aplicado somente ao custo de produção daquela mercadoria. Portanto, vamos considerar um produto que custou R$10,00 para ser produzido (incluído os impostos) e o seu objetivo é obter 20% de lucro.

Valor de aquisição do produto: R$10,00

Percentual de Mark-up determinado: 20%

Valor de venda = (R$10,00 + 20%) = R$12,00.

A margem de lucro é o percentual sobre o preço de venda e define o lucro sobre determinado produto. Aqui levamos em consideração o ganho, não o custo. Para exemplificar vamos continuar com o exemplo anterior:

Valor de venda: R$12,00

Percentual de Margem de Lucro determinado: 20%

Valor de venda = (R$10,00 / (100%-20%) = R$12,50.

Percebe-se então que os valores são diferentes conforme o método de precificação utilizado, afinal o mark-up baseia-se no valor de custo e o lucro no valor de venda. Através da margem de lucro bruta é possível contabilizar o lucro real fora as despesas e tributos, já que o percentual de lucro no mark-up é menor por não incluir outras despesas operacionais para se obter um resultado completo. Sendo assim, fique atento à essas diferenças para lançar os valores no seu software de gestão financeira e também para precificar seus produtos de maneira competitiva, mas levando em consideração a lucratividade sobre os valores de custo e venda do produto.

Precificar e obter lucro é ainda um pouco mais complexo do que abordei nesse artigo, portanto, além desses cálculos básicos, aprofundar nas metodologias e uma estratégica gestão financeira e comercial podem auxiliar na precificação dos seus produtos para incluir outros índices e considerar outros dispêndios do seu negócio.

Conte com um profissional da FCB Consultoria para realizar a gestão financeira e comercial da sua empresa. Nossos especialistas possuem boas referências para avaliar e gerir estrategicamente, colaborando para a lucratividade do negócio.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ou entre em contato para mais informações.

Nós podemos ajudar no crescimento do seu negócio em diversas áreas de conhecimento. Quer saber mais sobre os serviços da FCB Consultoria? Conheça nossos serviços de Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *