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SEU CLIENTE É UM CONSUMIDOR 3.0?

O consumidor é quem manda! É isso aí, esse é o consumidor 3.0. Ele assumiu um papel ativo e controlador das suas relações, principalmente as comerciais. Antes estava em busca de soluções para suas necessidades, hoje quer ser bem atendido, eficiência e agilidade, mesmo que tenha que pagar a mais por isso. Uma mudança tão intensa que pode mudar completamente os modelos de negócios nos próximos anos.

Philip Kotler aborda o conceito do consumidor 3.0 no seu livro Marketing 3.0 (disponibilizado pelo SEBRAE)  ao concluir que as empresas devem mudar para uma abordagem centrada no ser humano, na qual exista um equilíbrio entre lucratividade e responsabilidade corporativa.

Características do consumidor 3.0

Não é definido por faixa etária, gênero ou renda, mas sim por um perfil de usuário de internet com características em comum que motivam o seu comportamento em relação ao consumo.

Conquistar essa geração de consumidor é a palavra de ordem. O consumidor 3.0 que ter sua curiosidade despertada, sua dor solucionada e experiências diferenciadas e que o aproximam da marca.

Demonstra imediatismo e impaciência, buscando condições mais favoráveis e menos burocráticas, além do melhor custo benefício. Não mede esforços para encontrar outros fornecedores caso suas expectativas não sejam cumpridas com prontidão.

Sempre conectado tem sede de informação e está sempre ligado aos preços para realizar comparações no mercado. Além disso busca opiniões, experiências e expectativas de outros consumidores, que influenciam em sua decisão de compra.

Como atender o consumidor 3.0?

Plataformas digitais são os atrativos principais para atrair esses consumidores, portanto investimento em boas estratégias de marketing digital são essenciais.

Constante inovação atrai e fideliza o consumidor que estará sempre em busca de novas experiências. Surpreenda o consumidor!

E em falar nisso, vale a pena entender o termo User Experience, ou o famoso UX. Uma ferramenta importante, que grandes empresas como o Google utilizam, para cuidar das experiências dos usuários

Oferecer atendimento diferenciado, afinal, a experiência personalizada gera um relacionamento com a empresa. Entenda cada consumidor como único.

Seja Omni-Channel, uma tendência que facilita a avida do cliente interligando todos os canais da empresa com foco no cliente. Disponibilize lojas físicas, atendimento online, telefônico, redes sociais e se possível até aplicativos, mas não se esqueça de capacitar o seu suporte para criar um relacionamento efetivo.

Quer saber como atingir o consumidor 3.0 com sua empresa? Conte com a FCB, temos consultorias especificas para cada modelo de negócio. Conheça mais sobre a Consultoria empresarial, a Consultoria Comercial e a Consultoria Financeira da FCB.

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