E para isso, não se engane, entenda a diferença entre mark-up e margem de lucro.
Quando você tem um negócio o seu objetivo é sempre o lucro, não é mesmo? Mas para precificar é necessário investir tempo e conhecimento em estratégias para não se enganar e ter prejuízo no final do mês. O preço deve cobrir os custos de produção, distribuição e encargos. O problema é como calcular tudo isso e ainda obter o tão desejado lucro? Inicialmente, sugiro que entenda os conceitos e as diferenças de dois indicadores básicos, e que geralmente são confundidos, para fazer a precificação: Mark-up e margem bruta.
Podemos entender o mark-up como um multiplicador aplicado ao preço de custo do produto para definir o seu preço de venda. Um método simples, porém é aplicado somente ao custo de produção daquela mercadoria. Portanto, vamos considerar um produto que custou R$10,00 para ser produzido (incluído os impostos) e o seu objetivo é obter 20% de lucro.
Valor de aquisição do produto: R$10,00
Percentual de Mark-up determinado: 20%
Valor de venda = (R$10,00 + 20%) = R$12,00.
A margem de lucro é o percentual sobre o preço de venda e define o lucro sobre determinado produto. Aqui levamos em consideração o ganho, não o custo. Para exemplificar vamos continuar com o exemplo anterior:
Valor de venda: R$12,00
Percentual de Margem de Lucro determinado: 20%
Valor de venda = (R$10,00 / (100%-20%) = R$12,50.
Percebe-se então que os valores são diferentes conforme o método de precificação utilizado, afinal o mark-up baseia-se no valor de custo e o lucro no valor de venda. Através da margem de lucro bruta é possível contabilizar o lucro real fora as despesas e tributos, já que o percentual de lucro no mark-up é menor por não incluir outras despesas operacionais para se obter um resultado completo. Sendo assim, fique atento à essas diferenças para lançar os valores no seu software de gestão financeira e também para precificar seus produtos de maneira competitiva, mas levando em consideração a lucratividade sobre os valores de custo e venda do produto.
Precificar e obter lucro é ainda um pouco mais complexo do que abordei nesse artigo, portanto, além desses cálculos básicos, aprofundar nas metodologias e uma estratégica gestão financeira e comercial podem auxiliar na precificação dos seus produtos para incluir outros índices e considerar outros dispêndios do seu negócio.
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