NÃO AVALIE AS PESSOAS, AVALIE OS INDICADORES

Você sabe o que são os Indicadores de Desempenho, muitas vezes chamados de KPI (Key Performance Indicator)? Se ainda não sabe, ou ainda coloca a culpa da crise nas pessoas, está na hora de entender melhor e determinar se sua empresa tem utilizado os métodos corretos para alcançar seus objetivos e metas com sucesso. O conceito básico indica que os Indicadores de Desempenho são métricas desenvolvidas dentro de cada empresa que quantificam sua performance de acordo com seus objetivos organizacionais.

Existem diversos tipos, como: indicadores de produtividade, indicadores de qualidade, indicadores operacionais, indicadores de custos, indicadores estratégicos, indicadores financeiros… E muitos outros. Todos são igualmente importantes, porque fornecem à organização a visão que ela necessita para enxergar seus processos e conseguir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.

Muitas empresas ainda tentam fazer gestão na base do feeling, o que é um grande erro. Afinal, independentemente do seu segmento, estrutura ou porte, é apenas através desse painel de controle que ela vai conseguir entender a fundo o resultado da alteração de gestão que ela faz.

Normalmente faço uma analogia com indicadores de desempenho e a dieta. Vamos lá:

Uma pessoa quer perder peso e começa uma dieta de 3 meses com o objetivo de perder 10kg, porém ela não sobe na balança durante esse período, não mede seu peso. Assim é impossível saber se está no caminho certo, ela não tem controle da situação, não tem como mensurar se está perdendo peso ou não. Portanto, os indicadores de desempenho seriam a balança na dieta. Não usar os indicadores é tão absurdo quanto a pessoa tentar fazer a dieta sem subir na balança.

A FCB Consultoria pode orientá-lo como implementar os Indicadores de Desempenho mais adequados à sua empresa para controlar os processos e colher informações, como falhas ou pontos fortes, visando resultados positivos.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ou entre em contato para mais informações.

Quer saber mais sobre os serviços que a FCB Consultoria oferece? Acesse: Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *