Provavelmente você já ouviu falar que empreendedor não é administrador, mas todo administrador é um empreendedor. Segundo Dornelas (2005) há muitas semelhanças no papel do administrador e do empreendedor, entretanto se divergem em alguns pontos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos administradores. Ainda ressalta que cada um tem seu papel fundamental dentro da empresa a partir de habilidades que se complementam.
Então você se pergunta: Sou um administrador empreendedor ou um empreendedor administrador? Bom, se você conseguir aliar as duas funções seu poder profissional se torna muito mais eficaz.
ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR – CONCEITOS
De modo geral o administrador se concentra nos processos, controle, informações, analise e qualidade com espirito de liderança, já o empreendedor foca nas oportunidades, criatividade e inovação.
O administrador e aquele com formação e conhecimento teórico em administração, com a função de gerenciar de maneira formal seguindo a cultura da empresa. Possui uma visão abrangente, planeja, organiza, controla e lida com diversos problemas de maneira analítica e estratégica.
O empreendedor, termo difundido há aproximadamente uma década, se destaca pela capacidade inovadora e seu foco nas oportunidades do mercado. Ele assume riscos, atua por paixão, é visionário e toma decisões rápidas, consciente da possibilidade de fracassar.
A efeito comparativo preparamos o quadro de características de cada função:
JUNTANDO AS HABILIDADES
O mercado está em constante mudança e cada vez mais competitivo, pode-se afirmar, portanto, que o profissional que não se adaptar e buscar qualificação contínua perderá a oportunidade de crescimento.
Sendo assim, a lista a seguir, considera pontos que geram valor ao profissional que equilibra tanto o papel de administrador quanto o de empreendedor:
- Estar atento as novidades;
- Ser persistente e corajoso parar erra e se reerguer;
- Correr riscos calculados;
- Comprometimento com o negócio;
- Acompanhar as novidades do mercado;
- Estabelecer prazos;
- Estabelecer e planejar metas a longo prazo;
- Monitoramento sistemático dos processos;
- Bom relacionamento com a rede de contatos, clientes e funcionários;
- Autoconfiança.
Se seu lado administrar prevalece, busque mais criatividade e exerça uma mentalidade empreendedora, mas se seu lado empreendedor falar mais alto, invista em novos conhecimentos técnicos. Não fique preso aos conceitos antigos e rígidos, pois o mundo moderno sempre exige que sejamos mais do que somos.
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