O QUE É UMA EMPRESA UNICÓRNIO?

É uma daquelas histórias que parece lenda, de uma figura mitológica referência de um grande feito. Para a indústria de capital de risco a empresa unicórnio é a startup que alcança o valor de marcado de US$ 1 bilhão, ou seja, é aquela que começou pequena, mas incrivelmente impactou o mundo com suas propostas. Agora você já sabe o que grandes nomes como UBER, AIRBNB, SNAPCHAT, IFOOD, NUBANK, 99TAXI, tem em comum. Todas conseguiram ser avaliadas em US$ 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital nas bolsas de valores.

O termo “unicórnio” passou a ser usado após publicação do artigo Welcome To The Unicorn Club: Learning From Billion-Dollar Startups, em 2013, da venture capitalist (onvestidora-anjo) Aileen Lee, quando apenas 39 empresas recebiam o título. Atualmente o número de “Unicórnios” multiplicou em aproximadamente seis vezes. As primeiras, nasceram nos anos 90, com o google, e nos anos 2000 com o facebook, mas já não fazem mais parte do ranking pois já fizeram Oferta Pública Inicial – OPI. A empresa CB Insights listou 292 empresas consideradas “unicórnio” (acompanhe as atualizações por aqui). Segundo o relatório 53 companhias entraram para a lista esse ano até agosto, e a maior parte é de softwares e serviços. Confira a lista no infográfico de agosto abaixo.

 

Mas afinal, quais são os segredos das empresas “Unicórnio”?

Tornaram-se grandes rapidamente através de estratégias para se expandir a uma taxa elevada por meio de financiamentos e corte de preços para ganhar vantagem no mercado. Entretanto, para isso deve-se ter cuidado para ser sustentável a longo prazo.

Algumas se tornaram grandes por comprar grandes empresas públicas, dessa forma compram tecnologias e modelos de negócios, ao invés de concentrar investimento em desenvolvimento e projetos internos.

Por meio de rodadas de financiamento a empresa não precisa passar por um OPI para obter capital ou avaliação elevada. Algumas empresas preferem não lidar com o aumento dos regulamentos com o capital aberto.

Os avanços tecnológicos também são os aliados para obter o status de “Unicórnio”. As redes sociais auxiliam na expansão das startups, além das inovações tecnológicas dos smartphones, computação em nuvem e plataformas de compartilhamento.

Fique por dentro das novidades do mundo do empreendedorismo com a FCB Consultoria e invista no seu negócio. O mercado está repleto de possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *