GERENCIAMENTO DE RISCOS

Ser dono do próprio negócio passa no imaginário de muitas pessoas por diversos fatores, mas muitos não estão preparados para assumir os riscos de se tornar um empreendedor. Afinal, os riscos existem e gerenciá-los requer conhecimento e persistência.

Você acompanhou nosso último post sobre RISCOS DE NEGÓCIOS? Vale a pena conferir para entender quais os tipos de riscos que uma organização está sujeita e elaborar as estratégias corretas para cada tipo de negócio.

DÊ O PRIMEIRO PASSO: IDENTIFIQUE!

Entenda quais os riscos que seu negócio pode enfrentar e reflita sob os seguintes aspectos:

Impacto: Esses riscos afetam a continuidade do negócio?

Complexidade: Quais as medidas para sanar os riscos?

Incerteza: O quanto você sabe sobre esse risco? É Negativo, positivo, externo ou interno?

Oportunidade: Você enxerga uma oportunidade dentro desse risco?

Uma boa metodologia para identificá-los é utilizar as ferramentas de análise SWOT, diagramas de causa e efeito, entrevistas e oficinas com as partes interessadas.

SEGUNDO PASSO: ANALISE!

É o momento de estabelecer prioridades através da probabilidade de ocorrência na execução do negócio e os impactos desses riscos através da matriz de probabilidade e impacto, categorização e avaliação de urgência dos riscos.

TERCEIRO PASSO: ELABORE ESTRATÉGIAS

Desenvolva um plano de ações para aumentar e explorar as oportunidades. Busque formas de prevenir, mitigar, eliminar, transferir e até aceitar as ameaças.

QUARTO PASSO: IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO

Implemente soluções para a análise realizada e faça o monitoramento dos riscos para avaliar a eficácia do processo. Vale reuniões, entrevistas e reavaliação para identificar riscos residuais.

O mais importante é elaborar um Plano de Gerenciamento de Riscos para garantir a condução das ações de gerenciamento e acompanhar os resultados periodicamente. 

Mas não se esqueça, não existe receita instantânea para o sucesso. Uma conquista nem sempre vem na primeira tentativa, a consolidação do gerenciamento é um processo contínuo que requer comprometimento e consistência no processo. Além disso, profissionais experientes em gestão podem contribuir para resultados mais assertivos e eficientes. Conte com a FCB na implementação de um Plano de Gerenciamento de Riscos do seu negócio.

Potencialize os resultados do seu negócio com os serviços da FCB: Consultoria empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *