Com as ferramentas estratégicas corretas é possível tirar muito leite para sustentar a sua empresa, por isso, a dica de hoje é a MATRIZ BCG.
Para se tornar uma empresa de sucesso são necessários produtos de sucesso, os quais de maneira estratégica, ganham o mercado. Alcançar a estabilidade é meta de longo prazo, e para alcançá-la um tiro certeiro é recorrer a Matriz BCG, criada na década de 70 pelos consultores da Boston Consulting Group, para analisar o ciclo de vendas do portfólio de produtos (ou serviços). Através dessa ferramenta é possível manter o equilíbrio dos produtos com maior potencial de lucro.
A matriz une o grau de participação relativa do mercado e o grau de crescimento do mercado, resultando nesses quatro quadrantes:
O PONTO DE INTERROGAÇÃO classifica os produtos “em questionamento”, pertencentes a um mercado com alto potencial de crescimento, porém exige grandes investimentos e baixo retorno, com possibilidade de se tornar um abacaxi ou uma estrela. Toda empresa precisa ter novidade no portfólio, mesmo sendo um risco, e este é o quadrante da inovação.
A ESTRELA relaciona os produtos líderes de mercado de alta participação e altas taxas de crescimento. Merece ser trabalhada de maneira estratégica, pois são produtos que valem a pena apostar e é onde se espera que os produtos “pontos de interrogação” cheguem.
A VACA LEITEIRA define os produtos com baixo potencial de crescimento, mas ainda assim são vistos com alta participação no mercado. Ou seja, é a vaca que sustenta a empresa, geradora de caixa e com isso, não demandam grandes investimentos, pois já se promovem pela qualidade/reputação perante os consumidores. Produtos estrelas tendem a cair nesse quadrante quando o brilho se apaga, e se estabelecem no mercado.
O ABACAXI tem baixa performance de vendas, estão na fase final do ciclo, e podem sair de linha em algum momento. O produto deve ficar nesse quadrante o menor período possível, é o momento de descontinuidade.
Após a inserção dos seus produtos na tabela chega a hora de definir algumas estratégias para alavancar a competitividade da empresa de maneira racional e lucrativa:
Construir: Aproveite os pontos de interrogação e seu produto estrela para conquistar e ampliar a participação no mercado.
Manter: Não perca as vacas leiteiras, devem ser sempre mantidas para nutrir a empresa.
Colher: Aproveite ao máximo os resultados a curto prazo.
Abandonar: Descontinue a venda de produtos que se transformaram em abacaxis para sua empresa.
Identificar e desapegar de tudo que não produz lucro faz parte da manutenção do portfólio e das estratégias de crescimento, portanto, a Matriz BCG é uma ferramenta fundamental para perceber as ameaças e as oportunidades presentes nos produtos comercializados da empresa.
Que tal começar 2018 reavaliando o seu portfólio e elaborando estratégias de negócio que irão alavancar suas vendas? Aprenda com FCB Consultoria a utilizar a Matriz BCG e outras ferramentas de auxílio para alcançar as metas.
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