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TIRE LEITE COM A MATRIZ BCG

Com as ferramentas estratégicas corretas é possível tirar muito leite para sustentar a sua empresa, por isso, a dica de hoje é a MATRIZ BCG. 

Para se tornar uma empresa de sucesso são necessários produtos de sucesso, os quais de maneira estratégica, ganham o mercado. Alcançar a estabilidade é meta de longo prazo, e para alcançá-la um tiro certeiro é recorrer a Matriz BCG, criada na década de 70 pelos consultores da Boston Consulting Group, para analisar o ciclo de vendas do portfólio de produtos (ou serviços). Através dessa ferramenta é possível manter o equilíbrio dos produtos com maior potencial de lucro. 

A matriz une o grau de participação relativa do mercado e o grau de crescimento do mercado, resultando nesses quatro quadrantes: 

PONTO DE INTERROGAÇÃO classifica os produtos “em questionamento”, pertencentes a um mercado com alto potencial de crescimento, porém exige grandes investimentos e baixo retorno, com possibilidade de se tornar um abacaxi ou uma estrela. Toda empresa precisa ter novidade no portfólio, mesmo sendo um risco, e este é o quadrante da inovação.  

ESTRELA relaciona os produtos líderes de mercado de alta participação e altas taxas de crescimento. Merece ser trabalhada de maneira estratégica, pois são produtos que valem a pena apostar e é onde se espera que os produtos “pontos de interrogação” cheguem.  

VACA LEITEIRA define os produtos com baixo potencial de crescimento, mas ainda assim são vistos com alta participação no mercado. Ou seja, é a vaca que sustenta a empresa, geradora de caixa e com isso, não demandam grandes investimentos, pois já se promovem pela qualidade/reputação perante os consumidores. Produtos estrelas tendem a cair nesse quadrante quando o brilho se apaga, e se estabelecem no mercado. 

ABACAXI tem baixa performance de vendas, estão na fase final do ciclo, e podem sair de linha em algum momento. O produto deve ficar nesse quadrante o menor período possível, é o momento de descontinuidade. 

Após a inserção dos seus produtos na tabela chega a hora de definir algumas estratégias para alavancar a competitividade da empresa de maneira racional e lucrativa: 

Construir: Aproveite os pontos de interrogação e seu produto estrela para conquistar e ampliar a participação no mercado. 

Manter: Não perca as vacas leiteiras, devem ser sempre mantidas para nutrir a empresa. 

Colher: Aproveite ao máximo os resultados a curto prazo. 

Abandonar: Descontinue a venda de produtos que se transformaram em abacaxis para sua empresa. 

Identificar e desapegar de tudo que não produz lucro faz parte da manutenção do portfólio e das estratégias de crescimento, portanto, a Matriz BCG é uma ferramenta fundamental para perceber as ameaças e as oportunidades presentes nos produtos comercializados da empresa.  

Que tal começar 2018 reavaliando o seu portfólio e elaborando estratégias de negócio que irão alavancar suas vendas? Aprenda com FCB Consultoria a utilizar a Matriz BCG e outras ferramentas de auxílio para alcançar as metas. 

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