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METODOLOGIA SMART

Passou da hora de você pensar em um planejamento para 2018! A dica de hoje é começar definindo METAS. Mas não se engane, a construção de metas deve ser feita de forma inteligente e estratégica para alcançar resultados reais. E o segredo está no método SMART, que se resume em: “dividir para conquistar”.

Isso mesmo, dividir os objetivos em partes menores: as metas, importantes para alcançar objetivos empresariais e também pessoais.

A sigla SMART especifica as características que suas metas devem apresentar:

S – Specif – Específico: A meta deve ser específica, clara, impossibilitando qualquer ambiguidade ou mal entendimento. Importante especificar o que é esperado, o propósito dela, os envolvidos, o lugar e quais os requisitos e limitações. Por exemplo especificar o aumento de vendas em R$10.000/mês através de ações de marketing com um investimento de R$2000.

M – Measurable – Mensurável: Já ouviu falar que “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado?” Através da medição é possível saber se a meta foi de fato alcançada. Portanto qual o resultado esperado e quanto tempo será necessário são perguntas básicas a serem realizadas.

A – Achievable – Alcançável: As metas devem estar dentro da realidade da empresa. Não adianta definir metas mensuráveis, mas impossíveis de serem alcançadas. Pode ser que seja impossível uma empresa aumentar R$10.000 de faturamento com um investimento de 20% desse valor em ações de marketing. Para construir metas atingíveis analise o histórico da empresa e consulte um especialista no assunto para verificar.

R – Relevant – Relevante: As metas devem construir um objetivo maior da sua empresa, fornecendo resultados e números relevantes para a empresa, impactando seu negócio. Critérios como impacto nas métricas principais da empresa, como faturamento, aumento de clientes, diminuição de custos e se vale a pena em conjunto com outras metas.

T – Time – Tempo: Uma meta sem prazo nunca será cumprida. Se mensurou corretamente, provavelmente definiu um período para cumprir. Os prazos nos motivam, sem determinar um tempo a meta não será levada a sério. tempo ela deverá ser alcançada. Se esse cuidado não for tomado, há o risco de que se passe um grande tempo deixando-a para depois.

Portanto, nota-se que metas específicas são possíveis de serem alcançadas. Com alta especificidade, detalhamento de prazos, valores e formas de realização a empresa terá inúmeros benefícios com metas sendo cumpridas.

Sua empresa agora está pronta para entrar o ano novo com um planejamento estratégico e metas estabelecidas para cumprimento durante o decorrer de 2018? Adote o processo SMART e tenha resultados concretos. E se ainda tem dúvidas de como aplicar a metodologia a esquipe de profissionais da FCB Consultoria te ajuda, deixe um comentário abaixo que entraremos em contato.

Nós podemos ajudar no crescimento do seu negócio em diversas áreas de conhecimento. Quer saber mais sobre os serviços da FCB Consultoria? Conheça nossos serviços de Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

1 thought on “METODOLOGIA SMART

  • Excelente texto e parece que o trabalho é realmente muito interessante. Acredito que em 2018 várias empresas precisarão destes serviços. Parabéns pelo conteúdo.

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