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HORA DE DEIXAR O OPERACIONAL

Você sabe qual é a hora que o empreendedor precisa de deixar suas funções operacionais para ser gestor? Um drama comum vivido em muitas empresas, que ocorre na medida que a empresa cresce, está na dificuldade do empreendedor em começar a supervisionar e delegar as funções operacionais. Administrar uma equipe com qualidade, escolhendo as pessoas certas torna o empreendimento mais produtivo e eficaz.

O gestor de sucesso precisa desapegar do seu individualismo técnico e tornar-se um gestor de pessoas, transmitindo parte do seu conhecimento a fim de sentir confiança em entregar as responsabilidades à equipe.

Fazer com que os colaboradores se tornem peças essenciais dentro da organização exige uma estratégia completa que se apoia em cinco pilares:

Motivação: O que motiva essa pessoa a fazer parte do crescimento da empresa? Financeiro, os valores da empresa em si, o desafio que ela proporciona, plano de carreiras? Cada um reage de uma maneira a cada motivo, portanto, saiba identificar o aspecto que convém para sua empresa. Meta, entrevistas transparentes e feedebak são boas práticas para conquistar a desejada motivação de cada um.

Processos de comunicação: Interações, informações acessíveis e diálogos que quebrem as barreiras hierárquicas promovem equipes bem-sucedidas. Providencie sistemas de comunicação interna e métodos de comunicação imediata para eliminar barreiras entre os níveis hierárquicos.

Trabalho em equipe: A empresa deve ter um foco em comum que direcione todo ambiente organizacional para o mesmo fim e valorizar a importância de cada membro nessa empreitada. Divisão em equipes, sistemas de compartilhamento de tarefas, reuniões e momentos de distração promovem boa sinergia entre todos.

Conhecimento e competência: Avaliações de desempenho e um processo seletivo rigoroso são primordiais para fazer com que os pilares anteriores sejam realizados com eficácia. Construir uma cultura de valores com uma equipe eficiente a partir da identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria para cada membro.

Treinamento: Equilibrar as ambições da empresa e do colaborador faz parte da estratégia. Deve haver uma parceria para que todos cresçam juntos. Planeje treinamentos contínuos de desenvolvimento.

Liderar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando é necessário confiar as responsabilidades operacionais da sua empresa às habilidades dos membros da equipe. Mas não tenha medo, pratique os pilares da gestão de pessoas e acredite que você poderá continuar sendo o responsável pelas operações através da sua liderança, porém, delegando funções e aumentando sua produtividade.

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