Consultoria, Assessoria, Coaching ou Mentoring, qual contratar?

Consultoria, Assessoria, Coaching e Mentoring são termos que se tornaram usuais no meio do empreendedorismo uma vez que todo empresário, por vezes, já pensou que uma ajuda externa seria eficaz para seu negócio. Entretanto, é necessário distinguir os processos e metodologias, uma vez que ocorrem comparações equivocadas. Então, se a pergunta que não quer calar é: “Qual o serviço mais adequado para a minha empresa?” Nós vamos ajuda-lo para que não tenha mais dúvidas.

Consultoria

A Consultoria empresarial é o processo do qual um especialista é designado para diagnosticar e suprir necessidades específicas por meio de recomendações e propostas de soluções. Podem atuar na constituição da empresa, no seu desenvolvimento, estratégias, gestão, inovação e crescimento de acordo com sua especialidade. Cabe a empresa implementar e executar as propostas do projeto.

Assessoria

Mais ampla que a Consultoria, a Assessoria Empresarial além de diagnosticar, analisar e propor, o assessor auxilia na implementação das soluções. Também realizada por um especialista da sua área, elabora e coloca em prática o planejamento e as estratégias propostas para um ganho real para a empresa.

Coaching

O termo significa “técnico” originado do inglês “Coach” e se refere ao processo de elevar a performance de um indivíduo, grupo, ou empresa, a fim de desenvolver competências e habilidades para alcançar metas. Com o Coaching busca-se resultados positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas por um profissional habilitado em parceria com o cliente. Contribui para alcançar resultados pessoais e profissionais para o negócio.

Mentoring

É um acompanhamento empresarial realizado por um profissional experiente, que compartilha conhecimento e experiência para estimular o desenvolvimento principalmente na fase inicial do negócio ou em uma nova fase da empresa. Através de conselhos e experiências o mentor é como um padrinho que encurta o caminho do aprendizado com um olhar mais experiente para a tomada de decisões.

Então afinal, qual a diferença de consultoria, assessoria, coaching e mentoring?

A assessoria e a consultoria têm a função de solucionar problemas específicos em determinadas áreas da empresa, porém a assessoria imerge mais profundamente na empresa, realizando o operacional para alcançar os resultados desejados. Já a consultoria, o coaching e o mentoring são serviços que propõe as soluções, compartilham experiências e conselhos, mas depende do empreendedor executar as intervenções.

Para ficar mais claro confira nesse quadro comparativo as atuações desses especialistas:

Então já sabe qual serviço poderá atender as necessidades do seu negócio? A FCB Consultoria tem especialistas qualificados para auxiliar no desenvolvimento da sua empresa.

Potencialize os resultados do seu negócio com os serviços da FCB: Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *