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GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO COM O CANVAS

Estruturar sua empresa não precisa ser complicado e demorado. O Canvas é um modelo visual de negócios esquematizado que aborda aspectos que precisam ser considerados para trazer sua empresa ao mercado. Não substitui seu Plano de Negócios, mas é prático para utilizar no dia a dia com agilidade e praticidade, além de suportar constantes alterações. Pode ser utilizado por todos os tipos de empresa.

O modelo criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder na sua tese de doutorado deu origem ao Business Model Canvas. Baseado no Design thinking, que incentiva a inovação, prototipação e a criação colaborativa possui 9 blocos e permite que todo seu negócio seja visualizado em uma página (ou quadro), sem necessidade de percorrer várias páginas para conhecer as estratégias da empresa.

Seus pilares essenciais são: Infraestrutura (recursos disponíveis), oferta (produto ou serviço oferecido e proposta de valor), cliente (público alvo, marketing, relacionamento durante e após a venda) e finanças (custos gerais e receitas da empresa).

Dividido nos seguintes blocos:

  1. Parcerias-Chave: são os fornecedores de serviços ou matéria-prima.
  2. Atividades-Chave: atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o negócio funcione corretamente. Exemplos: Produção de Bens, Gestão de Plataformas, Vendas Consultivas, Desenvolvimento de Produtos.
  3. Recursos-Chaves: ativos fundamentais para fazer o negócio funcionar. Exemplo: ativos físicos, como máquinas ou instalações, intelectuais, como patentes, recursos humanos, como equipe de programadores ou atendimento.
  4. Proposta de Valor: benefícios que seus produtos ou serviços oferecem para os seus clientes. Ajuda a definir diferenciais em relação aos seus concorrentes.
  5. Relacionamento: Estratégias de como se relacionar antes, durante e depois da venda.
  6. Segmentos de Mercado: Definição de público-alvo.
  7. Canais: pelo antigo marketing podemos definir por “P” de Praça e o “P” de Promoção. Qualquer canal de contato com o cliente na comunicação, vendas e distribuição do produto.
  8. Estrutura de custos: derivados da operacionalização do negócio.
  9. Fontes de renda: a maneira como o cliente pagará pelos benefícios recebidos. Por exemplo cobrar por assinatura ao invés de diária.

Utilize um quadro visível a todos os colaboradores e cole post-its para facilitar alterações. A organização padrão do Canvas pode ser baixada pelo site do Business Model Generation http://bit.ly/fcbbaixecanvas. Pode se tornar um processo divertido em conjunto com as pessoas. É uma ferramenta imprescindível para seu negócio com potencial para planejar e inovar seus processos.

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