Reestruturações empresariais são processos cada vez mais necessários e frequentes em um mundo corporativo que muda todos os dias. Melhorar processos, reinventar e fazer diferente são fatores decisivos para sua empresa sobreviver à competição do dia a dia.
Quando o mercado e as variáveis do negócio mudam e sua empresa não reage a tempo, os resultados começam a cair. Se esta situação perdura por muito tempo, a empresa pode entrar em uma espiral descendente que levará à sua ruína.
Nestes casos o empreendedor pode ser obrigado a abrir mão do seu sonho e realmente fechar a empresa ou numa última medida, precisaria recuperar o tempo perdido numa grande reestruturação que visará a recuperação empresarial.
A recuperação empresarial acontece quando a empresa já perdeu todas as oportunidades de mudar e se reinventar de maneira digamos, menos traumática. Nesta fase medidas drásticas precisam ser tomadas para a recuperação da saúde financeira do negócio.
Uma situação que vemos corriqueiramente é a seguinte:
Por algum motivo ou por um somatório de motivos, o negócio passa a faturar menos do que faturava anteriormente. Neste cenário, as contas do mês passam a fechar no vermelho. Ao invés de focar na melhoria da operação de sua empresa, visando reequilibrar os números, a primeira medida do empreendedor é recorrer ao crédito.
Nesta situação, o que acontece é que agora o faturamento é menor e além das despesas que a empresa já tinha, agora ela precisa pagar também a parcela do empréstimo bancário. Nesta fase, a antecipação dos recebíveis no cartão de crédito já é uma ação corriqueira, o que engole mais uma parte do faturamento já debilitado da empresa.
As vezes neste ponto o empresário começa cortar gastos, porém não na velocidade que deveria. Aqui também há uma priorização errada de cortes, cortando em processos que afetam novamente o faturamento da empresa.
Rapidamente a empresa começa atrasar com fornecedores, atrasar as parcelas dos bancos, o que gera juros absurdos e a situação começa a afetar os bens particulares dos sócios ou proprietários da empresa, que começam vender patrimônio para tentar em vão, resolver a situação.
É à partir deste ponto que normalmente o empreendedor se dá conta que não consegue resolver a situação sozinho e procura a consultoria empresarial.
Nesta situação entramos na empresa com um arsenal de medidas drásticas e de rápido resultado, mas que muitas vezes precisam de decisões difíceis que foram adiadas pelo empreendedor em toda a fase menos crítica. O que costumo falar com meus clientes é que esta é a fase de escolher entre o péssimo e o ruim !
Já tivemos inúmeros casos de sucesso em resolver situações deste tipo. É comum ao final do processo escutar do cliente: ” Seria muito mais fácil se tivesse te chamado antes”.
Realmente !! Nas situações de reestruturação empresarial, o tempo é nosso inimigo. Quanto antes melhor!
Não deixe uma situação que se resolveria com poucas mudanças, se transformar num caos para a sua vida e a do seu negócio. Peça ajuda aos primeiros sinais de problema. Caso este tempo já tenha passado para você, ainda sim, peça ajuda. São poucas as situações em que nada pode ser feito !
Nós podemos ajudar no crescimento do seu negócio em diversas áreas de conhecimento. Quer saber mais sobre os serviços da FCB Consultoria? Conheça nossos serviços de Consultoria Empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira.