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ESTÁ SEM TEMPO? APRENDA A DELEGAR!

Seus sonhos começaram a se cumprir com o nascimento do seu negócio, e com isso, ele se torna quase um filho. Transferir as responsabilidades e cuidados para outro é uma tarefa difícil, mas essencial para que tenha condições de se preocupar com as inúmeras tarefas que surgem com o crescimento da empresa.

Normalmente o operacional faz parte do seu dia a dia, é a sua paixão, mas chegou a hora de se tornar um gestor e delegar funções, um assunto já abordado no post “Hora de deixar o operacional” (não leu? Acesse: bit.ly/fcbgestaodepessoas). Porém, a habilidade de delegar deve ser aprendida pelo gestor, e não se confunda, delegar não é transferir responsabilidade, afinal, quando transfere você não deixa de ser o responsável por ela.

Sendo assim, se delegou, deixe o colaborador trabalhar! Você compartilha as atribuições por isso deve buscar margens menores de erros seguindo alguns passos:

  1. Seja claro quando delegar as funções para depois não pensar que não era isso que esperava.
  2. Seja criterioso na decisão de quem irá exercer o encargo, esse deve estar preparado.
  3. Seja transparente nos recursos e as limitações disponíveis para o colaborador.

Tomamos como exemplo um fotógrafo que em determinado momento delega essa função ao seu assistente. Não adianta ficar do lado dele mandando virar para a esquerda, se posicionar contra o sol, apertar o botão. Esse fotógrafo deve confiar no profissional que ele mesmo escolheu, orientar sobre os resultados que deseja, os limites e como seu assistente deve buscar informações para aprimorar seu serviço. Não se esqueça: deixe ele trabalhar! Cultive uma cultura de confiança.

Seja consciente e determine prazos de acordo com as competências de quem foi delegado. O seu colaborador crescerá com o desafio, e seu negócio também alavanca a partir da maior disponibilidade que você terá para exercer outras funções de gestão.

Talvez você esteja se perguntando qual a hora certa de delegar?

Busque tarefas que não precisem exclusivamente de você para serem executadas. Algumas, com certeza, poderão ser bem realizadas por seus melhores ou novos colaboradores. Algumas funções rotineiras e de menor carga podem ser distribuídas, reduzindo seu tempo despendido para tal. E para saber se tudo anda bem, crie estratégias para verificar o trabalho periodicamente e estimular a equipe.

Encarar a nova fase do negócio requer adaptações a uma experiência diferente, portanto, com planejamento e organização é possível obter resultados surpreendentes. Encare o desafio! Conte com a FCB para a gestão de pessoas da sua empresa. Quer mais dicas? Deixe seu comentário.

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