MARKETING DIGITAL – Redes Sociais, Google ou os dois?

Dizer que nos dias de hoje é extremamente importante para as empresas estarem presentes na internet é algo que ninguém mais questiona. A internet se tornou um caminho curto para uma empresa construir autoridade, interagir e engajar seu público e anunciar para as pessoas certas. Através de sites, blogs, redes sociais, anúncios no Google… São muitas as nossas possibilidades dentro desse universo!

E aí vem o questionamento: Como utilizar da melhor forma todos esses recursos para sua empresa?
Bom, vamos começar falando um pouco sobre as Redes Sociais, ferramentas que se tornaram muito eficientes e essenciais para o Marketing Digital. É a maneira mais fácil de ter uma proximidade maior com seu público. Não é preciso estar presente em todas elas, mas sim naquelas que possuem a funcionalidade ideal para a sua finalidade e o seu tipo de público. Com certeza você faz parte de alguma dessas: Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube, Instagram, Snapchat e Google+E. Porém, não basta criar um perfil em cada uma das redes sociais e achar que está tudo resolvido. É preciso gerenciar, acompanhar, gerar conteúdo relevante e de qualidade e interagir com o público. Também é possível fazer anúncios pagos nessas redes sociais, o que dá um ótimo retorno pois através deles as empresas conseguem direcionar as publicações para um público mais segmentado e isso aumenta muito a possibilidade de venda.

Já no Google existe uma plataforma chamada Google AdWords ideal para criar e gerenciar anúncios. Os blogs, redes sociais e algumas outras ações de Marketing Digital, costumam ter mais efeito a longo prazo e o Google Adwords é uma das poucas soluções capazes de ter um resultado quase que imediato. No Google Adwords, existe a possibilidade que empresas de qualquer tamanho anunciem e tenham resultados. É basicamente assim: quando alguém faz alguma pesquisa no Google utilizando a mesma palavra chave que você usou (e pagou) no seu anúncio, a sua publicação será exibida junto com os resultados na primeira página, ao clicar no seu link, a pessoa será redirecionada para seu site, blog ou rede social. É preciso ficar atento pois o Google Adwords leva muito em consideração a qualidade e relevância dos anúncios que serão exibidos no topo da página.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre redes sociais e anúncios no Google, aparece a dúvida: devo anunciar em qual dos dois? Ou nos dois? Isso depende muito do seu objetivo. Se sua empresa quer apenas vender, o Google AdWords é a melhor opção porque tem a taxa de conversão mais alta, atinge mais pessoas e o mais importante: atinge o usuário que efetuou a pesquisa sobre o assunto que contém sua palavra chave e assim, ele está mais propenso a comprar. Agora, se o objetivo da sua empresa é de consolidação ou construção da marca, fidelizar clientes e criar um relacionamento com eles, os anúncios nas redes sociais são a melhor escolha.

Vale lembrar que esses tipos de anúncio não competem entre si. A escolha de apenas uma ou as duas formas de divulgação vai depender muito das intenções e do estágio da empresa.

A nossa próxima técnica de Marketing Digital que será abordada aqui no blog é: Técnicas de SEO. Sabe o que significa? Não perca, pois, vai te ajudar a desvendar mais um pedacinho sobre essa grande ação de comunicação que é o Marketing Digital. Acompanhe todos os posts sobre Marketing Digital que fizemos durante esse mês.

Gostou do conteúdo ou tem sugestões para novos temas? Deixe um comentário ou entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *