STARTUP, VALE A PENA INVESTIR?

Afinal, o que é uma STARTUP? Em tradução livre podemos considerar “emergente com potencial para crescer”. Mas é um engano pensar que todo e qualquer negócio poderá seguir esse modelo. Afinal, o mercado sempre será instável.

Pequenas empresas surgem pela necessidade, e não pela tendência do mercado, e muitas vezes declinam para um eterno pequeno negócio.  Já as startups surgem das oportunidades de soluções para resolver problemas importantes da sociedade e de outras empresas. Surgem da capacitação do empreendedor de projetar de maneira inovadora em mercados promissores, para ser líder.

O maior desafio é sair da zona de conforto. As iniciativas devem ser pontuais e estudadas, apresentando um trabalho inovador, com futuro promissor, um bom modelo de negócios e investidores. Devem ser fundadas com a perspectiva de gerar receita a curto prazo, com o mínimo de investimento inicial, tendo em vista que seja um serviço ou produto capaz de solucionar problemas e com demanda de consumo.

Alguns conceitos envolvem a definição das startups:

. O modelo de STARTUP deve gerar valor, por exemplo uma franquia, que você paga os royalties da marca e tem o suporte do franqueador para gerar receita.

. Ter condições de entregar o mesmo produto ilimitadamente, por exemplo a distribuição de conteúdo digital por streaming (como a NETFLIX), que reduz os custos da produção de DVD’s.

. Ser escalável (se você não sabe o que é um negócio escalável leia o post anterior).

Assim, em um mercado incerto, persista na busca de um negócio inovador e rentável, que após o início do crescimento da receita, com novos investimentos, ela se torne escalável  e replicável. E não precisa necessariamente ser uma empresa tecnológica (essas demandam menor investimento inicial), só basta comprovar que a sua ideia vale a aposta.

Quer mergulhar no mundo das startups? A FCB Consultoria está pronta para entrar nessa com você. Entre em contato pelo link: http://bit.ly/FCBWHATS e tire suas dúvidas com o nosso consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *