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O FULFILLMENT NAS VENDAS ONLINE

Embora a internet ofereça imensa comodidade para vender e comprar, cada segmento tem sua forma de operar e necessita estocar, administrar e entregar os produtos. E para se encarregar de todo esse processo surgiu o fulfillment, termo originado do inglês que significa “cumprimento”, uma prática essencial para concluir a venda com eficiência. Fulfillment é o processo que envolve toda logística para que a entrega também se torne um diferencial para o seu negócio.

A sua importância está ligada a satisfação e fidelização do cliente, uma vez que o perfil do consumidor mudou consideravelmente nos últimos anos e o preço não é mais o único critério para decidir por uma compra, diversos aspectos são levados em conta, e a entrega é um deles. Quem não gosta de entregas em menos de 24 horas ou um frete grátis como benefício?

Como funciona o fulfillment

Quando você conclui sua compra através de uma loja virtual, todo um processo se inicia: o pagamento é validado, o pedido processado, o produto é devidamente separado, acondicionado, identificado e postado para a entrega. Visando maior nível de satisfação do cliente ainda pode ser realizado um pós-venda.

Um fast-food, por exemplo, busca entregar o lanche dentro de alguns minutos, já uma loja virtual pode levar algumas horas ou dias, afinal o processo logístico varia de acordo com o modelo de negócio e todas as atividades que estão envolvidas.  Além disso as despesas com esse processo costumam ser as mais onerosas, por isso otimizações pontuais e flexibilidade perante às novas tendências evitam problemas e melhoram a eficiência do fulfillment.

Quais são as estratégias para um fulfillment eficiente?

  1. Definir como a mercadoria será recebida, etiquetada e armazenada;
  2. Controlar os produtos em estoque através de etiquetagem e sistemas apropriados;
  3. Organizar o PICK & PACK, ou seja, separar e embalar o produto para envio;
  4. Selecionar a transportadora e os meios de rastreio para a entrega do produto ao consumidor final;
  5. Investir em um bom pós-venda com atendimento e suporte de excelência, e se caso necessário, preparar uma logística reversa com qualidade para colher bons feedbacks.

Otimização do fulfillment

Esse processo pode se tornar agente estratégico do seu negócio com a terceirização de serviços, um modelo de Logística Compartilhada, como é o caso do Fulfillment by Amazon,já praticado pela Amazon a certo tempo e que chegou até o Mercado Livre com o Mercado Fulfillment.

Esse modelo possibilita contratar um plano com a área e quantidade de pedidos a serem processados e pagar sob demanda. Além de economizar com espaço para estoque, contratar funcionários, entre outros custos operacionais, o empreendedor digital terceiriza e ainda conta com serviços adicionais de gerenciamento e controle, permitindo que invista em outras atividades que gerem lucro.

Essa é apenas uma das evoluções da logística que podem causar uma grande transformação no mercado virtual brasileiro. O fundamental é manter o controle das ocorrências e focar em soluções para otimizar os serviços para conquistar clientes satisfeitos e compras recorrentes.

As Consultoria empresarial, Consultoria Comercial e Consultoria Financeira da FCB Consultoria são específicas para o seu modelo de negócio e podem auxiliar na  elaboração de planos estratégicos para impulsionar a logística da sua empresa. 

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