COM FUNCIONA A CONSULTORIA EMPRESARIAL?

Atualmente a banalização do termo consultor se estende a diversos segmentos e profissões quando alguém se propõe a executar uma função sem experiência ou preparação, afinal, é necessário capacidade técnica e profundo conhecimento específico para garantir resultados relevantes para o contratante.

Na consultoria empresarial busca-se diagnosticar e formular soluções acerca das problematizações de determinadas situações dentro de um negócio. Com um apoio especializado minimiza-se as chances de falha devido a experiência do consultor, além de ser essencial para melhorar processos e proporcionar vantagem competitiva no mercado. A consultoria traz para dentro da empresa o conhecimento e o auxílio de alguém especializado para tomar decisões e agir com mais confiança.

O funcionamento da consultoria está diretamente relacionado à realidade e as demandas existentes de cada tipo de empresa, e será determinado conforme os objetivos que deverão ser alcançados, portanto, quem deseja contratar, deve entender sua própria realidade e o que espera do futuro. E seja paciente, os resultados serão percebidos com o tempo, e muitas vezes após o término da consultoria.

As atuações são amplas em qualquer segmento, desde a gestão financeira, o marketing, o desenvolvimento das pessoas, até estratégias de vendas e logística. Sendo assim, um diagnostico inicial preciso para identificar os objetivos é a melhor forma de conhecer os problemas. A consultoria empresarial é realizada em parceria entre o consultor, o empresário e os envolvidos, afinal o conhecimento técnico é do consultor, mas a realidade do negócio só o empresário vai compreender e ter os dados que deverão ser consultados.

Ao contratar uma consultoria, o empreendedor ganha um novo olhar sobre os problemas e um parecer profissional experiente e qualificado a partir de insights para otimizar os processos.  Ele pode ser interno, apresentando vantagens práticas ao acompanhar diariamente o dia a dia da empresa, ou externo que apresenta maior imparcialidade e uma visão ampla dos problemas.

Além disso, a consultoria pode apresentar um escopo fechado, definindo as estratégias através de um projeto com cronograma e orçamento fixo, e tem como vantagem o conhecimento prévio pelo cliente do que vai ser entregue, conhecer os prazos e custos, que, se necessário, podem ser feitos aditivos no contrato. Ou pode apresentar o escopo aberto, em que é possível modificar o escopo sem realizar aditivos e prioriza-se funcionalidades com maior valor para o negócio de acordo com suas particularidades. Esse tipo é ideal para projetos menores pois permite alterações constantes, desde que seja acordado inicialmente as formas de cobrança para os ajustes.

Sendo assim, você ainda pode estar se perguntando para que contrataria uma consultoria empresarial, certo? E a resposta é vista diariamente quando nos deparamos com negócios fracassados por não possuir profissionais capacitados e experientes para gerir. Portanto, a consultoria é a solução para as instituições agilizarem os processos de melhoria através de uma visão sistêmica do consultor para facilitar a identificação dos problemas e apontar o caminho das soluções através de metodologias e técnicas assertivas. O consultor empresarial é responsável pelo auxilio nas tomadas de decisões, porém não detém o controle da situação.

Está na hora de confiar seu negócio a consultores especialistas nos problemas que você ainda não conseguiu resolver? Invista no sucesso do seu negócio! Conte com a FCB Consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *