INCENTIVO X MOTIVAÇÃO

Motivo + ação = aquilo que te faz agir. Só você pode se motivar, afinal, esses motivos são pessoais. É uma força interior que está dentro das pessoas e impulsiona para alcançar um objetivo. Estimula a determinação e a persistência.

Incentivo sim, vem de fora. Um prêmio, promoção, status, reputação. Desperta o ânimo e encoraja a pessoa a fazer algo. Quando há incentivo, empodera-se o outro a acreditar e realizar alguma tarefa.

Ok, já sabemos a diferença de motivação e incentivo, mas como praticá-los no ambiente de negócios?

A frase: “Motivação é uma porta que só abre pelo lado de dentro” retirada do livro “Por que fazemos o que fazemos?”, de Mario Sergio Cortella, nos conscientiza que o gestor deve estimular sim os seus colaboradores, mas a motivação é aquela que vai sustentar sua ação após o estímulo. De nada adianta incentivar se o indivíduo não está motivado.

Portanto, se hoje você incentiva os colaboradores do seu negócio, mas ele não está motivado, será como encher um copo de água e fervê-lo. Em um primeiro momento a água sobe, até transborda, depois ela evapora. No fim, você precisa encher o copo novamente. Porém, quando o indivíduo tem um prazer naquilo que ele realiza, tem um propósito e um desejo pessoal, não precisará de incentivos constantes, pois sua própria motivação faz a roda girar dia após dia.

Sendo assim, a diferença principal está na durabilidade da motivação, enquanto o incentivo é passageiro, precisa ser alimentado com frequência. Prepare-se então para mudar o foco de incentivar os seus colaboradores, para incentivar a motivação deles. Conhecer bem sua equipe, entender suas necessidades e desejos colaboram para desenvolver estratégias de incentivo aliadas as motivações de cada um deles. Além disso, o gestor ser congruente em suas ações com o que é pregado na empresa engaja e passa credibilidade aos colaboradores. Afinal, somos responsáveis por nossas ações e influenciamos quem está ao nosso redor, gerando sinergia da equipe.

Se a necessidade do colaborador não é dinheiro, premiar com bônus no salário todo mês não será um incentivo aliado à sua motivação. Então você deve estar se perguntando, como motivá-los? Entenda sua necessidade real e encontre soluções como: Melhorar as condições de trabalho, incentivar um agradável clima organizacional, elaborar programas de incentivo além das comissões com campanhas pontuais com prêmios lúdicos (viagens, produtos e eventos), treinamentos e capacitação, remuneração adequada, feedbacks, perspectivas de crescimento, entre outros.

E se ainda restarem dúvidas que tal contar com as consultorias de gestão comercial, de pessoas e os treinamentos para potencialização de resultados dos seus líderes com a FCB Consultoria? Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *