5 ERROS NA GESTÃO DE VENDAS

Uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo, já que a oferta de produtos e serviços é infinita, o empreendedor deve buscar a diferenciação através de experiências mais próximas e eficientes do consumidor com seu negócio. Corra dos erros mais comuns encontrados na gestão de vendas, e otimize os resultados de toda a loja com o aumento de vendas e o fortalecimento da marca.

5 ERROS NA GESTÃO DE VENDAS

  1. Achar que mais vendedores é igual a mais vendas

Conhece aquele gerente que começa a contratar vários vendedores quando as vendas diminuem? Estão enganados, afinal aumentar a quantidade de vendedores sem planejamento é aumentar os custos de pessoal sem garantia do aumento de vendas. O ideal é melhorar as oportunidades de vendas: torne sua equipe coesa e os processos mais eficientes. Além disso melhore as vendas receptivas e por indicação, pois clientes satisfeitos recomendam seu negócio, ou seja, você vende mais, porque vende melhor.

  1. Não controlar o fluxo de oportunidades

Aqueles que pensam que vender é apenas esperar algum consumidor chegar ou ligar, estão enganados. Imagine só, se ninguém aparece, nenhuma oportunidade de vendas é gerada.  Então qual é a chance de uma empresa dessas se destacar no mercado em crise? Portanto, a compreensão dos números do funil de vendas é essencial para gerar previsões e criar boas estratégias. Quanto mais dados e informações de qualidade lançadas no CRM, melhor o resultado da análise do funil.

  1. Não segmentar a abordagem de vendas

As empresas devem manter o foco em seus clientes para atender suas reais necessidades. Portanto, se sua empresa trabalha com variados perfis de público, cada um deverá ser abordado de uma forma, ou seja, diferentes nunca devem ser abordados como iguais, pois assim dificulta a sensibilização do consumidor.  Um bom relacionamento gera grande impacto ampliando a probabilidade do cliente retornar à loja e indicá-la.

  1. Não ter um plano de ação para o mês

Acompanhar de perto o desempenho da equipe e usar um plano de ação eficiente também são cruciais para um mês lucrativo. Para cumprir a meta mensal, deve haver um foco específico para restringir as estratégias. Portanto, estabeleça metas, analise os resultados anteriores, defina os resultados esperados, crie um plano de ação e treine a equipe.

  1. Metas não realistas

Metas ambiciosas demais são difíceis de serem cumpridas. Então o ideal é propor algo que possa ser executado, com parâmetros bem definidos. As metas devem ser claras, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo.

Agora que você conheceu os 5 erros mais comuns na gestão de vendas, identifique quais sua empresa possa estar cometendo e resolva-os. Como gestor saiba que o desempenho da sua equipe está diretamente ligado ao seu desempenho, portanto elimine os erros e obstáculos e alcance os resultados necessários para seu negócio crescer. Conte com a FCB Consultoria para se juntar ao seu time e tornar sua empresa um sucesso.

2 thoughts on “5 ERROS NA GESTÃO DE VENDAS

    • Olá Annayas, obrigado pela participação. O item 3 é essencial para as pequenas empresas que, na sua maioria, não segmentam o público, não é mesmo? Continue atenta aos próximos conteúdos que estamos preparando. Abraços.

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